Modulo câmera VGA OV7670

Código: DB-C3
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

O módulo câmera VGA OV7670 é um módulo que permite a captura e armazenamento de imagens coloridas pelo seu Arduino, com uma taxa de atualização de até 30 frames por segundo, com resolução máxima de 640 x 480 Pixels.

Apesar de ser um módulo com muitos recursos, é também um componente que exige cuidados na sua utilização, como veremos adiante.

Vamos ver as principais características dessa câmera e também sua pinagem :

– Resolução máxima : 640 x 480 – Taxa de transferência : Máximo de 30 fps em modo VGA – Tensão de operação : 2.5v à 3.0v – Alta sensibilidade em ambientes com pouca luz – Baixa tensão de operação, ideal para projetos compactos – Interface SCCB (Serial Camera Control Bus), compativel com interface I2C – Suporta VGA, CIF – Formatos de saída : YUV/YCBCr 4:2:2, RGB 565/555, GRB 4:2:2, RAW RGB Data – Controle automático de funções de imagem – Controle automático de qualidade de imagem, como saturação, matiz, gama, nitidez e anti-blooming – Auto detecção de flicker (50/60 Hz) – Tamanho da lente : 1/6 ” – Angulo de visão : 24 graus

Essas e muitas outras informações sobre o chip CMOS que compõe a câmera podem ser visualizadas no datasheet do produto, nesse link . Um outro documento contendo valiosas informações sobre a programação das funções da câmera pode ser encontrado aqui.

Apesar de poderoso, este módulo exige a utilização de hardware adicional, pois as frequências de operação da câmera  e do Arduino são diferentes, o que pode resultar em perda de sincronismo e alterações na imagem, além de outros problemas de conexão.

Dessa maneira, devemos utilizar um circuito integrado intermediário , fazendo a conexão entre a câmera e o Arduino. A função desse circuito integrado é receber as informações da câmera, armazená-las e depois enviá-las para o Arduino utilizando as portas digitais, de maneira muito mais rápida do que se utilizássemos a comunicação serial.

Um exemplo de circuito integrado que poderia ser utilizado é o AL422, próprio para tratar sinais de vídeo, que inclusive vem embutido em alguns módulos OV7670. Este circuito integrado é chamado de FIFO (First In, First Out: “Primeiro a entrar, primeiro a sair”), cuja função basicamente é “empilhar” as informações que foram recebidas, e depois enviá-las na mesma ordem que entraram, daí o nome.

Outro detalhe importantissimo é a voltagem deste módulo. Olhando o datasheet, vemos que :

– A alimentação digital vai de 1.62 Vdc à 1.98 Vdc (1.8Vdc +-10%) – A alimentação analógica vai de 2.45 V à 3 V – Os pinos de entrada/saída (I/O), suportam de 1.7 à 3.0V

Apesar de existirem 2 reguladores soldados no verso da placa (U1 e U2), esses componentes podem variar de fabricante para fabricante, alterando, por exemplo, sua tolerância. Assim, convém utilizar circuitos reguladores adicionais para não sobrecarregar o módulo.

Uma outra alternativa para utilização desse módulo VGA é a aquisição de uma solução pronta como esse shield da Arducam.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Smart Projects - CNPJ: 22.360.915/0001-40 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail